• A A A

A importância da adesão ao tratamento

Mas isso pode ser difícil! 

  • Por vezes pode simplesmente esquecer-se de tomar a sua medicação ou, por algum outro motivo, não a poder tomar. É importante que informe um enfermeiro ou o seu médico de que omitiu doses, para que eles possam encontrar formas de o ajudar a tomar a sua medicação. Por exemplo, se se esquecer muitas vezes, há caixas de comprimidos ou alarmes que lhe podem ser úteis.
  • Também pode sentir-se tentado a saltar a medicação às vezes, por exemplo, devido aos eventos adversos ou quando se encontrar com amigos. Se contar a alguém sobre essa dificuldade, essa pessoa pode ser capaz de lhe dar apoio e aconselhamento sobre como gerir o seu tratamento nestas situações.
Omitir nem que sejam relativamente poucas doses, como por exemplo 3 por mês, pode reduzir a sua resposta ao tratamento e permitir que a sua

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
progrida. Este é outro motivo pelo qual é aconselhável que seja sincero com o seu médico ou os enfermeiros sobre as doses omitidas. Se eles notarem alterações na sua resposta mas não souberem que omitiu doses, podem alterar o tratamento ou alterar a quantidade de medicação que tem de tomar desnecessariamente.




Referência 

Milojkovic D. Improving patient outcomes through optimized treatment adherence  - CML Society. 2011.

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.