• A A A

Melhorias da resposta citogenética

Os resultados dos testes podem mostrar:

  • Uma Resposta Citogenética (RCi) : quando o seu tratamento reduz o número de células Ph+ em qualquer quantidade 
  • Uma Resposta Citogenética Major (RCiM): quando o seu tratamento reduz a percentagem de células Ph+ para 35 células em 100 ou menos
  • Resposta Citogenética Completa (RCiC): quando o seu tratamento reduz a quantidade de células Ph+ de tal forma que não se consegue detectar nenhuma na altura do teste. Este é um objectivo fundamental do tratamento da LMC, e tem de ser conseguido no prazo de 6 meses.
A

Ver Resposta citogenética completa.

RCiC
pode ser o seu segundo marco após iniciar o tratamento

Reduction_image_3


A tabela a seguir apresenta mais detalhes sobre os tipos de resposta de acordo com a percentagem de diminuição do número de cromossomas Filadélfia.

CytogeneticResponse1

  • No diagnóstico, antes de iniciar a terapêutica
  • Aos meses 3 e 6 após iniciar a terapêutica ou até atingir uma Resposta Citogenética Completa (0% de células Ph+)
  • Assim que tiver atingido a RCiC, o seu médico irá determinar a frequência com que realiza os testes citogenéticos


CytogeneticResponse2


Referência

Linhas de Orientação Europeias, da LeukemiaNet, para o diagnóstico, tratamento e monitorização da

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
. Disponíveis em http://www.leukemia-net.org/content/leukemias/cml/recommendations/index_eng.html e em http://www.bloodjournal.org/search/leukemiaNet%252Brecommendations

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.