• A A A

O que contar aos meus médicos antes do tratamento

  • Os seus antecedentes médicos: Irão pedir-lhe que fale dos seus problemas de saúde anteriores, doenças, tratamentos e cirurgias.
  • Os seus antecedentes familiares: Dê informações sobre a sua família imediata (mãe, pai, irmãos e irmãs) e da respectiva história médica. Também lhe podem fazer perguntas sobre a saúde do seu cônjuge/parceiro e dos seus filhos.
  • Outros medicamentos que esteja a tomar: Alguns medicamentos podem interagir com outros tratamentos que possa estar a tomar. É importante informar o seu hematologista ou oncologista de todos os medicamentos que tome. Isso deve incluir uma lista de vitaminas e suplementos. 
  • Outras doenças crónicas e problemas de saúde que tenha: Alguns tratamentos para outros problemas de saúde crónicos podem interagir com o tratamento que irá tomar para a LMC. Alguns destes problemas podem ter de ser vigiados atentamente enquanto está a ser tratado para a LMC.
  • Alergias a medicamentos: É importante que a sua equipa médica saiba quais os tratamentos a que é alérgico, para que estes possam ser evitados. Evitar uma reacção alérgica ao tratamento é muito importante para o sucesso global do seu tratamento.
  • O seu nível de actividade: A sua saúde física em geral e nível de actividade são boas formas de avaliar a sua saúde global. O seu hematologista ou oncologista podem querer acompanhar o seu estado fazendo perguntas sobre o seu nível de actividade antes e durante o tratamento. 
  • Estilo de vida: A sua vida familiar e situação laboral podem ser afectadas pelo tratamento. O seu hematologista ou oncologista podem fazer-lhe perguntas sobre a sua vida em geral para o ajudar a compreender aquilo que poderá esperar. 
Conversar sobre o tratamento e os possíveis eventos adversos com o seu

Um médico que se especializa nas doenças do sangue, incluindo os cancros do sangue, como por exemplo a leucemia.

hematologista
ou

Um médico que se especializa no tratamento do cancro.

oncologista
também o pode ajudar a compreender o que esperar do tratamento e como lidar com os eventos adversos ao tratamento. Quanto mais souber sobre os seus cuidados para a

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
, melhor conseguirá trabalhar com a sua equipa de tratamento para obter os melhores resultados possíveis.

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.