• A A A

Tratamentos experimentais

Um ensaio clínico é um estudo de investigação concebido para avaliar um novo tratamento ou estratégia terapêutica para doentes com uma doença específica. São as investigações que ajudaram a desenvolver o tratamento que está a receber hoje em dia. 

Os ensaios procuram melhorar os tratamentos actuais ou reunir informações sobre a segurança e a eficácia de novas terapêuticas. Na maior parte das vezes, são conduzidos no hospital, sob a supervisão de um médico investigador e uma equipa de investigação constituída por profissionais. Nestes ensaios, são incluídos doentes específicos, com determinadas condições e com um perfil exacto de doença. Nem todos os doentes se podem qualificar para entrar num ensaio.

Principais perguntas: 

  • Se for incluído num ensaio clínico, vou poder escolher o meu tratamento? Não. Quando o objectivo do ensaio clínico consiste em comparar dois tratamentos, os doentes irão receber ou o novo tratamento ou o tratamento geralmente utilizado, que é chamado o "tratamento de referência". No contexto da LMC, ambos os braços do tratamento estariam activos e ninguém no ensaio iria receber um placebo. 
  • Há riscos em participar num ensaio clínico? O seu hematologista ou oncologista irá explicar-lhe quais os riscos potenciais de um ensaio clínico, bem com a monitorização necessária e os testes envolvidos. Se concordar em participar, será necessário o seu consentimento informado por escrito. Os ensaios clínicos são sempre aprovados por uma comissão independente de revisão ética. 

Pode retirar o seu consentimento e abandonar o ensaio a qualquer altura, se assim o desejar.

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.