• A A A

Transplante de células estaminais

  • A primeira etapa do TCE consiste em destruir tantas células leucémicas quanto possível com quimioterapia em doses elevadas. 
  • Em segundo lugar, o doente (o receptor) recebe células estaminais doadas por uma pessoa saudável que tenha um tipo de tecido quase idêntico (o dador). 

Não é fácil encontrar uma pessoa saudável que possa ser dadora, porque as células do dador têm de ser quase idênticas às da pessoa que necessita do transplante. Uma vez que os tipos celulares são herdados, um dador adequado será mais provavelmente um membro da família, um irmão ou irmã. Se nenhum membro da família corresponder às células do receptor, é possível encontrar um dador adequado sem ser da família através do Programa de Dadores de Medula local nacional.

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.