• A A A

Testes hematológicos no diagnóstico

Os testes hematológicos são uma simples análise ao sangue. 

Como se realiza o teste?

Para este teste, colhe-se uma amostra de sangue através de uma veia do braço. O sangue é rotulado e enviado para o laboratório, onde uma máquina conta o número e o nível de determinadas células sanguíneas. O exame de um esfregaço de sangue acrescenta informações valiosas.

  • Contagens elevadas de glóbulos brancos com células imaturas no sangue
  • Baixas contagens de glóbulos vermelhos
  • Possíveis contagens alteradas de plaquetas (geralmente elevadas)
O seu

Um médico que se especializa nas doenças do sangue, incluindo os cancros do sangue, como por exemplo a leucemia.

hematologista
ou

Um médico que se especializa no tratamento do cancro.

oncologista
poderão recomendar que faça análises ao sangue todas as semanas ou em semanas alternadas ao longo dos primeiros meses de tratamento, seguidas de análises periódicas ao sangue


O procedimento do teste hematológico

Image_Haematological Tests 004A

Para fazer a análise, o laboratório precisa de uma pequena amostra do seu sangue, que é colhido a partir de uma veia, geralmente do braço ou da parte de cima da mão.

O teste é rápido e seguro. Limpa-se a pele, a agulha da seringa é introduzida cuidadosamente na veia e colhe-se uma pequena quantidade de sangue num tubo de teste.


Células sanguíneas que são identificadas através da contagem sanguínea completa

Image_Haematological Tests 004B


Algumas outras doenças podem ser confundidas com a

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
na forma como se apresentam. Isto porque há outras doenças que podem produzir alterações semelhantes nos níveis de células sanguíneas. O teste hematológico precoce pode excluir estas outras doenças e o diagnóstico da

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
precisa de outros testes laboratoriais que podem concentrar-se na ausência ou presença do

A anomalia cromossómica que causa a LMC; porções de dois cromossomas diferentes separam-se e fundem-se para criar este cromossoma novo a anómalo. O cromossoma Filadélfia é geralmente chamado Ph.

cromossoma Filadélfia
(teste citogenético), do gene BCR-ABL e da proteína bcr-abl (teste molecular).

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.