• A A A

A medula óssea e a aspiração de medula óssea

A

O tecido mole no interior dos ossos, que produz as células sanguíneas.

medula óssea
é o tecido esponjoso situado no interior da parte oca de certos grandes ossos. É onde são produzidas as células sanguíneas
A

O tecido mole no interior dos ossos, que produz as células sanguíneas.

medula óssea
pode produzir células estaminais, que são a origem de todas as células sanguíneas. Na

O tecido mole no interior dos ossos, que produz as células sanguíneas.

medula óssea
, as células estaminais passam por diferentes processos para se diferenciarem e amadurecerem em glóbulos vermelhos,

Um tipo de células sanguíneas que ajuda a combater as infecções do organismo. Quando os níveis de glóbulos brancos estão abaixo do normal, chama-se neutropenia. Os glóbulos brancos também se chamam leucócitos.

glóbulos brancos
e plaquetas
. Quando estão prontas, as células amadurecidas entram nos vasos sanguíneos no interior dos ossos e em seguida deslocam-se por todo o corpo através da corrente sanguínea. 


Para realizar este procedimento, o

Um médico que se especializa nas doenças do sangue, incluindo os cancros do sangue, como por exemplo a leucemia.

hematologista
ou

Um médico que se especializa no tratamento do cancro.

oncologista
irão limpar a pele para reduzir o risco de infecção. O médico irá também anestesiar a área, para reduzir a dor, com anestesia local. Algumas pessoas sentem uma dor embotada ou uma sensação de aspiração durante a

Processo de remover uma pequena secção de um tecido para detectar sinais de doença e, assim, fazer um diagnóstico exacto (ver Biopsia da medula óssea).

biopsia
. O procedimento é rápido, pelo que o desconforto não deve durar muito tempo.

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.