• A A A

Testes citogenéticos

  • Examinar as suas células e cromossomas para procurar determinadas alterações e características anómalas adicionais
  • Identificar qual a fase da LMC em que se encontra
  • Ajudar o seu médico a desenvolver um plano de tratamento
  • Os testes citogenéticos convencionais utilizam uma amostra de medula óssea ou, eventualmente, uma amostra de sangue: A aspiração da medula óssea é o procedimento que permite a cultura das células de medula óssea necessárias para realizar testes citogenéticos. Quando as células estão em cultura, os cromossomas são individualizados e podem ser examinados por um especialista em citogenética.
  • Hibridização in situ com fluorescência (FISH): Este é um teste mais sensível de uma amostra de sangue ou da medula óssea. Pode detectar o gene BCR-ABL utilizando colorações fluorescentes que pintam os cromossomas das células em cultura. Consegue detectar a presença do gene BCR-ABL anómalo em doentes que não apresentam evidência do cromossoma Filadélfia através de testes citogenéticos convencionais.
As amostras são examinadas ao microscópio para contar o número de cromossomas Filadélfia e para detectar outras alterações nos seus cromossomas. Os

Ver Testes citogenéticos convencionais e Hibridização in situ com fluorescência (FISH).

testes citogenéticos
conseguem determinar se tem

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
. Também conseguem medir até que ponto o tratamento está a resultar bem.
O seu

Um médico que se especializa nas doenças do sangue, incluindo os cancros do sangue, como por exemplo a leucemia.

hematologista
ou

Um médico que se especializa no tratamento do cancro.

oncologista
irão criar um objectivo de tratamento para si. Actualmente, o objectivo mínimo consiste em atingir uma

Quando os cromossomas Filadélfia são indetectáveis nas células. A resposta citogenética completa é geralmente chamada uma RCiC.

resposta citogenética completa
(

Ver Resposta citogenética completa.

RCiC
). Isto irá significar uma redução para cromossomas Filadélfia não detectáveis (0%). A tabela abaixo poderá ajudá-lo a compreender os seus resultados. 


Cytogenetic Tests image


Referência 

  1. Baccarani M, et al. Evolving concepts in the management of chronic myeloid leukemia: recommendations from an expert panel on behalf of the European LeukemiaNet. Blood. 2006;108(6)1809-1820. 
Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.