• A A A

O cromossoma Filadélfia e a proteína bcr-abl

O

A molécula que transporta a informação genética. A ADN é agrupado em pacotes discretos, chamados cromossomas.

ADN
é o material genético no interior de cada célula, que transporta informações que dizem às células como funcionar adequadamente. O

A molécula que transporta a informação genética. A ADN é agrupado em pacotes discretos, chamados cromossomas.

ADN
constitui os cromossomas e contém genes que controlam a actividade das células. Os cromossomas são corpos semelhantes a novelos que transportam a informação genética disposta numa ordem específica. 
A alteração em particular entre os cromossomas 9 e 22, conhecida como o

A anomalia cromossómica que causa a LMC; porções de dois cromossomas diferentes separam-se e fundem-se para criar este cromossoma novo a anómalo. O cromossoma Filadélfia é geralmente chamado Ph.

cromossoma Filadélfia
, é chamada “translocação” e é específica para a Leucemia Mielóide Crónica (

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
), ainda que também possa observar-se noutras doenças hematológicas.


Um olhar mais atento aos cromossomas Filadélfia

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.