• A A A

O baço e o fígado

O baço é um órgão que tem no seu interior gânglios linfáticos e que está localizado na parte superior esquerda do abdómen. A sua principal função consiste em filtrar as células velhas e gastas do sangue.

Tamanho do baço numa pessoa saudável e numa pessoa doente

Image_Chronic Myeloid Leukaemia and Abdominal Pain


Na Leucemia Mielóide Crónica (

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
), o baço pode ficar aumentado com um excesso de células sanguíneas. Se tiver o baço aumentado, isso pode causar desconforto ou dor, mas o seu organismo pode continuar a filtrar as células antigas. 


Tamanho do figado numa pessoa saudável e numa pessoa doente

Image_Liver


  • Cerca de metade dos doentes com LMC têm o baço aumentado 
  • Cerca de 15 doentes com LMC em cada 100 têm um fígado aumentado em resultado da doença e devido ao facto de o fígado também produzir células sanguíneas
O seu

Um médico que se especializa nas doenças do sangue, incluindo os cancros do sangue, como por exemplo a leucemia.

hematologista
ou

Um médico que se especializa no tratamento do cancro.

oncologista
irão fazer um exame físico para acompanhar o tamanho do baço e do fígado. Converse com a sua equipa médica sobre qualquer desconforto que esteja a ter, incluindo: 
  • Dor do lado superior esquerdo ou direito do intestino
  • Sentir-se cheio e desconfortável
  • Inchar, tossir, ou sentir pressão no estômago
  • Falta da mobilidade habitual

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.