• A A A

Dicas para o ajudar a sentir-se melhor

Viver com

Um cancro do sangue, de desenvolvimento lento, no qual o organismo produz um número aumentado de glóbulos brancos anómalos. Também chamada leucemia "mielógenica", "mielocítica", ou "granulocítica" crónica.

Leucemia Mielóide Crónica
(

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
) exige que preste atenção a muitas coisas diferentes. Você e as pessoas que lhe são queridas poderão sentir-se esmagados ao início. Eis algumas dicas gerais para o ajudar no seu percursos diário ao receber tratamento para a

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
.

Deixe as outras pessoas ajudarem-no! 

Esta é a altura para aceitar graciosamente as ofertas para boleias, refeições, tomar conta das crianças, ou simplesmente para ter boa companhia.


Maximize a sua saúde!

Faça refeições saudáveis e nutritivas, descanse o suficiente, faça exercício.


Tenha uma vida social e partilhe!

Aproxime-se dos seus familiares e amigos, para falar sobre as suas preocupações e necessidades. Diga-lhes o que é importante para si, incluindo o que sente relativamente a decisões importantes para a sua vida.


Faça aquilo que o ajudar a lidar com a situação!

Tenha um diário, faça jardinagem, oiça música, faça aquilo com que estava a sonhar há algum tempo.


Deixe que a sua equipa de cuidados para o cancro esteja lá para o ajudar!

Tome os medicamentos que possam ajudar com os seus sintomas emocionais e físicos, conforme prescrito pela sua equipa de cuidados para o cancro. Converse com eles sobre aquilo por que está a passar, e não espere até estar a sentir-se esmagado pela situação.


Seja o seu próprio defensor!

Aprenda, conheça os recursos que estão à sua disposição e utilize-os. Faça perguntas, tome notas e seja activo no seu próprio tratamento.


Relacione-se com outras pessoas que estão a lidar com experiências semelhantes.

Há muitos grupos de apoio activos para a

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
. Procure um na sua área ou na Internet, para se relacionar com outras pessoas que também tenham

Ver Leucemia mielóide crónica.

LMC
. Pode aprender com os outros e partilhar a sua própria experiência.

Reserve o tempo necessário para compreender a doença e o tratamento da pessoa que lhe é querida!

Aprender irá ajudá-lo a saber o que esperar e de que forma pode dar apoio.


Ajude a pessoa que lhe é querida estando lá, ouvindo e conversando com ela

É extremamente útil para os doentes terem alguém com eles nas consultas com o médico, que possa ouvir, fazer perguntas, tomar notas, compreender o que é dito e, por vezes, também falar em seu nome.


Fale dos assuntos importantes desde o início!

Não espere que a pessoa que lhe é querida esteja demasiado doente para procurar dar resposta às questões importantes para a vida.


Cuide de si!

Será um melhor prestador de cuidados se estiver a cuidar de si mesmo. Encontre algum tempo para se afastar um pouco, dar um passeio, almoçar com um amigo, ir ao cinema, ou fazer algo que pareça normal. Além disso, coma bem, tente dormir bem a fazer exercício.


Deixe as outras pessoas ajudarem-no!

Tire partido daquelas ofertas para uma refeição, dar uma boleia, tomar conta dos miúdos, ou simplesmente dar-lhe uma folga. Diga aos seus amigos aquilo que eles podem fazer.


Tire partido dos recursos que estão disponíveis!

Há demasiadas abordagens para lidar com as questões complexas que enfrenta como prestador de cuidados. Deve saber quais os apoios de que dispõe e utilizar esses recursos.


Os prestadores de cuidados também são sobreviventes do cancro!

Tenha a noção de que o cancro muda a vida de uma pessoa, quer seja o doente ou a pessoa que cuida do doente!

Aviso de Farmacovigilância Este website não foi concebido e não deve ser utilizado para recolher nem prestar informações de segurança relacionadas com os produtos da Bristol-Myers Squibb. Para notificar um acontecimento adverso a um ou mais medicamentos da Bristol-Myers Squibb, por favor utilize um dos seguintes contactos: Telefone: (+351) 21 440 70 88 E-mail: portugal.medinfo@bms.com. A notificação de acontecimentos adversos pode também ser efetuada através do Portal RAM disponibilizado pelo INFARMED, IP.